Síndrome de Burnout, Depressão e Suicídio… Nunca falamos tanto sobre saúde mental quanto nesses últimos anos. As incertezas da pandemia e a falta de controle sobre a carga de trabalho tem gerado transtornos mentais, tornando o cenário favorável depressão, ansiedade, estresse, sintomas típicos da Síndrome de Burnout. O aumento tem sido tão grande, que o tema passou gerar preocupação nas empresas, visto que estão entre as maiores causas de afastamento do trabalho nos dias atuais. As empresas passaram a se preocupar com a saúde mental e com os transtornos mentais entre seus trabalhadores e trabalhadoras.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a Síndrome de Burnout como um distúrbio exclusivamente ligado ao contexto profissional, um esgotamento causado pelo trabalho. Para a Organização, a Burnout resulta de “um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito” e se caracteriza pela “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida”. A síndrome pode ser causada pela falta de reconhecimento no trabalho, ambientes profissionais tóxicos e com ações de abuso emocional, longas horas de jornada e sobrecarga, além do medo de perder o trabalho, intensificado pela pandemia.
Com isso, além do afastamento do trabalho, temos também um aumento nos riscos de suicídio, já que a depressão e outros transtornos mentais são as principais causas que levam pessoas a tirar a própria vida. Mas como esses três fatores – Burnout, Depressão e Suicídio – podem estar ligados? E o que as empresas podem fazer para diminuir o impacto dos dois primeiros na vida de trabalhadores/as no dia a dia do colaborador, mesmo no trabalho remoto, promovento a saúde mental e a prevenindo transtornos?
Chefias autoritárias, submissão, assédio moral, constangimento, falta de comunicação ou comunicação falha, incentivo à competitividade e ritmo muito acelerado de trabalho, além de prejudiciais, são nocivas à saúde mental dos colaboradores. Ações preventivas e de cuidado com a saúde são extremamente importantes para avaliar o comportamento e a relação dos funcionários. Para incentivar os cuidados com a saúde mental, muitas empresas tem disponibilizado acompanhamento de terapeutas dos seus colaboradores.
Confira abaixo algumas dicas e orientações para cuidar da saúde mental de seus colaboradores:
➡ Estabeleça a saúde mental como pilar da companhia
➡ Valorize seus colabordores
➡ Incentive às atividades físicas, a meditação, o lazer e a descompressão
➡ Limite o tempo de trabalho
➡ Incentive momentos de pausa no dia a dia
➡ Evite horas extras mais de dois dias na semana
➡ Reconheça e recompense o bom trabalho
➡ Priorize o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
➡ Agradeça pelo seu engajamento e produtividade
Sem pessoas uma empresa não existe. Por isso, valorize seus colabordores e seja o chefe que você gostaria de ter. Não adianta entender tudo sobre finanças e não conseguir enxergar seus colaboradores como seres humanos.